• Sílvia Vilas

Pandemia: tempo de medo? Não! Tempo de informação e conhecimento!

Estamos a entrar em Dezembro e parece que temos novamente uma espada sobre a nossa cabeça: uma quinta vaga da pandemia.


De facto, a COVID ainda não nos deixou e, com a chegada do frio, há que retomar os cuidados. Mas estamos na mesma situação de há um ano? Não, não estamos. A vacinação funciona e o conhecimento geral sobre a doença aumentou dando-nos ferramentas para melhor nos prepararmos.


Apesar de haver um número crescente de casos, os internamentos diminuíram, como pode ser visto no gráfico que pode ser encontrado no site da DGS:

Quer isto dizer que podemos estar sossegados e baixar a guarda? Não. Quer dizer que devemos manter e até aumentar os cuidados, quer dizer que nos devemos vacinar e encorajar a vacinação, quer dizer que a segurança de todos depende de cada um de nós.


Então, quer isto dizer que devemos entrar em pânico? Não. Nunca. O medo é o nosso pior inimigo. E a informação e o conhecimento são as melhores armas de prevenção contra a doença e esse mesmo medo.


Assim, consultemos a página da DGS (aqui), coloquemos as nossas dúvidas junto dos agentes de saúde, sejamos transmissores de informação fidedigna e ajudemo-nos uns aos outros em mais esta batalha.


Juntos somos mais fortes!

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo